sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Rei do Camarote, Corona e as tretas da música pop

Alô, alô, barraqueiros!


Se vocês não passaram o primeiro semestre enfiados em uma caverna sem luz, alimentos e contato com o mundo exterior, certamente viram o surgimento dessa figura:

Rei do Camarote agregando valor a este post!

Alexander de Almeida, o Rei do Camarote, surgiu das profundezas de sabe-se lá onde, saiu na Veja São Paulo, conquistou fama instantânea, transformou-se em viral na internet e desapareceu numa velocidade que desafiaria até o corredor Usain Bolt.

Mas não é sobre essa figura esquisita, parecendo sempre meio chapadão, com suas frases confusas e todo trabalhado na ostentação que eu quero escrever hoje. 

Olhe bem pra foto acima.
Olhe mesmo.
Mas olhe com atenção...

... e me diga se uma das primeiras coisas que te vêm à mente não foram essa musiquinha:


♩♫ This is the rhythm of the night... the night... oh, yeah... ♩♫

Ah, vá! Confessa que você já viu o fanfarrão levantando a tacinha de champagne, com aquela cara abobada e essa musiquinha rolando solta... XD

Quem já tinha mais de uns doze anos em 1994 eu não, desculpa, sou novo, certamente se lembra do estouro que foi The Rhythm of the Night e essa moça aí do vídeo, a Corona. A canção foi lançada primeiro na Europa, em 1993, ganhou as baladinhas pelo mundo todo, chegou aos Estados Unidos, fazendo o maior sucesso e, logicamente, ia acabar chegando ao Brasil também, o que aconteceu no ano seguinte. A coisa deu tão certo, que a menina chegou até a se apresentar na televisão por aqui.


Mais do que nunca... Corona, no seu Domingão!

De cara, você já vê a mocinha falando em bom e velho português, sem sotaque, enrolação ou frescura. Hoje, isso não é mais novidade. Corona, ou melhor, Olga de Souza, é brasileira e resolveu investir no país de origem na tentativa de retorno ao cenário musical. A cantora já apareceu em tudo quanto é programa, nos canal tudo, deu entrevista no Danilo Gentili e até participou de gincana dominical no Rodrigo Faro pra dizer que tá de volta. Sente a vibe:

Meus cabelos mudaram e meu inglês tá ó...

Notou alguma coisa diferente?
Aliás, tá difícil é achar alguma coisa semelhante, né? Uma propaganda antiga, do shampoo Colorama, lá nos anos 70, tinha um bordão que ficou famoso, mais ou menos assim: "Meus cabelos mudaram, mas a minha voz continua a mesma." No caso da nossa amiga Corona, não é só a cabeleira que sofreu uma transformação: quando a gente ouve a música, não parece a mesma voz que fez a galera dançar enlouquecida ao som de Baby, Baby, The Rhythm... e outros hits chicletes que dominaram as festas dos anos 90.

Isso teria uma explicação simples, mas que deixaria muito fã da cantora chocado ou, no mínimo, desapontado: Olga não teria cantado nem The Rhythm of the Night, nem Baby, Baby, nem qualquer um dos outros singles da fase estrondosa da banda Corona.

Banda Corona? Mas Corona não é a moça?

Sim e não. Corona foi o nome de um projeto de eurodance italiano criado pelo produtor musical Francesco "Lee Marrow" Bontempi no início dos anos 90. O novo ritmo estava se consolidando na Europa e começou a ganhar o mundo. Sob o nome Corona, foi lançado em novembro de 1993 o primeiro hit (a musiquinha do Rei do Camarote) apenas na Itália, para só no ano seguinte jogar a canção na roda mundial. Vieram em seguida Baby, Baby e Try Me Out, grandes hits, e I Don't Wanna Be a Star, que não foi lá tão bem.

O meio era muito restrito e, assim, colaborações rolavam soltas entre os grupos e projetos da eurodance. Letristas, instrumentistas e até as cantoras faziam tudo pra todo mundo, numa bagunça organizada em que, de certa forma, todo mundo saía ganhando. É aí que entra a questão polêmica. A italiana Giovanna Bersola (a.k.a Jenny B) e a inglesa Sandy Chambers eram duas cantoras muito requisitadas no meio e gravaram pra todo mundo e mais um pouco. Com o projeto Corona não foi diferente. Jenny B teria entrado no barco primeiro e seria a voz por trás de The Rhythm..., sendo substituída, depois, pela Sandy Chambers, que assumiu os hits seguintes.

Tá confuso? Veja os vídeos abaixo. Vão te dar uma forcinha...

Jenny B cantando "The Rhythm...", a partir de 1:40. Compare com a música lá em cima no post...
E ela ainda canta outros sucessos da Corona!

Olga cantando "de gogó" mesmo, em 2012, na Rússia

O videoclipe de "Baby, Baby"

Sandy Chambers, num live - sofrível, eu sei - de "Baby, Baby"

"Baby, Baby" na voz da Olga, também em 2012 

Segundo contam as lendas, o projeto Corona tinha nome, hits, mas precisava de um rosto. Jenny B e Sandy Chambers não seriam boas figuras comerciais, então, o negócio era achar alguém que entrasse como o visual da banda. 

Olga, nascida em Vigário Geral, periferia da cidade do Rio de Janeiro, tinha feito de tudo um pouco na vida, até que, segundo ela conta, por um conselho de Pelé, resolveu tentar a sorte na Europa. Foi para a Espanha, passou por Portugal e acabou se instalando em Roma. Foi aí que Lee Marrow a conheceu e achou sua mina de ouro. A parceria estava formada, a brasileira se tornou "líder" da banda e conquistou o mundo. Muito carismática - e com a boa ajuda do playback, que já tinha virado "de lei" no mundo da música há um bom tempo -, Olga conquistou o mundo e encarnou tão bem o papel que, até hoje, mesmo já tendo se apresentado em português aqui no Brasil (no auge do sucesso, e agora, na volta), engana muita gente.

Então, chegamos ao presente. Depois de fazer muito show de revival dos anos 90 por aí, Corona (ou Olga) resolveu apostar numa coisa nova, repaginou o visual e tá na batalha com o trabalho novo. Se é bom ou não, se vai emplacar ou não, eu prefiro não fazer comentários, apesar de ficar com a impressão de que o tempo dela realmente já passou (o pouco sucesso dos discos seguintes ao The Rhythm of the Night contribuem muito pra que eu pense assim).

Diz-se que, na eurodance, foi comum essa prática de cantoras de estúdio serem dubladas por modelos com aparência mais comercial, para alavancarem os projetos. É o que teria acontecido com a Corona.

E aí, o que me dizem? A Corona é brazuca ou não é?

ATUALIZAÇÃO (07/05/17)!!!
Acabei descobrindo que, em 2006, Sandy Chambers regravou "Baby Baby", mas nem preciso dizer que não recebeu projeção, né?
Sente só:

A música na "nova" roupagem, com as imagens do live de 2007.

Mas, aí, quando eu achava que não poderia vir novidade nesta história, a internet traz isto:

♩♫ This is the rhythm of the farm... The farm... Oh, yeah! ♩♫

Nossa superstar-brasileira-que-meio-mundo-não-sabe-que-é-daqui-apesar-da-internet fazendo o dever de casa direitinho na modelagem, na atuação, no quesito sorriso, mas... será que tá rolando gogó aí? Ou será que o lip sync mandou lembranças?

Digam aí nos comentários!

Abração, e até!

43 comentários:

  1. Leon, adorei seu post rsrs. Apesar de saber de toda essa história envolvendo a Corona, gostei muito da forma em que você organizou aqui, inclusive, com os vídeos da Sandy Chambers e da Jenny B. A dance music nos anos 90 era realmente isso que você descreveu no último parágrafo, tanto que foi motivo para Martha Wash processar o Black Box e o C&C Music Factory rsrs... ah, os anos 90 com suas farsas musicais, hists bobos e ruins, mas simplesmente adoráveis. Bom post, amigo! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fernando! :)
      É bacana ver um post que já tem um tempinho ainda despertando atenção!
      De fato, apesar de as músicas não serem nada para levar muito a sério, não havia quem não dançasse, e a galera ainda curte nas festas de flashback.
      Continue com a gente!
      Abraço!

      Excluir
  2. Tudo isso é verdade de fato mas eu já ouvi uma história que a Jenny B e a Sandy Chambers não toparam ser a musa do projeto Corona, pq naquela época elas gravavam simultaneamente pra outros grupos tais como Nevada, Double you, JK, Playahitty etc e talvez estivessem presas a contratos.Vale ressaltar que Jenny B é mais nova do que a Corona, esta nasceu em 1968 enquanto Jenny em 1972.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André? Beleza?
      Então, as histórias são muitas. Costuma-se dizer pela internet que a Olga foi escolhida pelo Lee Marrow por causa do visual, mesmo, em detrimento das outras, cujo perfil não seria "tão comercial".
      Realmente, como eu falei no post, a Jenny B e a Sandy Chambers gravaram pra muita gente e é compreensível que, para elas, botar a cara num projeto exclusivo limitaria as oportunidades de gravar para outros projetos.
      Mas convenhamos que o tiro saiu pela culatra: elas podem ter gravado pra muita gente, mas foi a cara da nossa Olga de Souza que ganhou o mundo, né? E aí, quem levou a melhor?
      Obrigado por comentar!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. "Nossa Olga de Souza." Hahahaha.

      Excluir
    3. Mas é verdade, Rachel M. Querendo ou não, Olga é brasileira. É "nossa", rsrsrsrs. :)

      Excluir
  3. se queria um rosto acertaram bem na escolha.ela e sensacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Ainda hoje, a Olga é uma mulher bonita e tem muito carisma.
      Obrigado por comentar!

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkl sucesso em cima dos outros, e daí que é Brasileira? As vo zes eram de Jenny e Sandy todo merecimento as duas.

      Excluir
  4. Isso tudo aí é bem verdade, porem nem os produtores pensavam que a musica iria ser um hit mundial, era para ser uma musica de verão, por isso contrataram apenas o vocal da Jenny B, logo aproveitando o sucesso tiveram que por uma suposta cantora para aparecer nos shows, programas e nos lps...e a Olga tirou a sorte grande aceitando interpretar ... só que ela morre dizendo que os vocais são dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom ponto para a história, Thiago!
      Quanto aos vocais... Tão aí os vídeos pra gente tirar a prova, rsrsrsrs.
      Em todo caso, vida longa ao "Rhythm of The Night" e à Olga/Corona!
      Obrigado por comentar!

      Excluir
  5. Muito boa a sua explicação! pena que Olga nunca vai admitir a verdade, apesar de eu também gostar da Olga sendo que nos anos 90 ela também se apresentava cantando ao vivo, ás vezes até sem os vocais pré-gravados das vocalistas originais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, Miguel!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Foi um post que, apesar de "polêmico", sempre me interessa e, pelo visto, desperta o interesse das pessoas, rsrsrs.
      Achei até um link de um vídeo de algo que até era comum aos cantores da época, mas ainda não tinha visto a Corona: cantar sobre a base pré-gravada. Ela conseguiu disfarçar legal!
      https://www.youtube.com/watch?v=GoUGaZa_0d0
      Continue acompanhando. O blog está parado, mas há outros posts bacanas e, breve, devo retornar!
      Abraço!

      Excluir
  6. Ainda em 2017 despertando atenção. Cara que legal esse post! Estava procurando músicas dos anos 90 no youtube e achei uma briga nos comentários sobre a Corona onde um brasileiro bobo comentou que "ela é linda e é brasileira". Fui atŕas e caí aqui. Que decepção! Estragou minha infância kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Eduardo!
      Beleza?
      Não é só com a Corona chamando atenção em 2017 que eu me surpreendo, mas pelo fato de este meu post de 2014 ainda render, hahahahaha! Fico feliz por você ter encontrado, curtido e tirado um tempinho para comentar. Obrigado!
      Quanto a ter estragado sua infância... Só trago verdades! Hahahahahaha
      Abraço!

      Excluir
  7. Me senti traído. Na época que a Corona (Olga) explodiu com sucesso Rhythm Of The Night eu tinha lá meus dezesseis anos. Por onde passava se ouvia a musica, na época as rádios FM não tocavam sertanejo, então a Eurodance tomavam conta dos play list. Eu cresci ouvindo e acreditando que a voz era dela. É claro que letras quase nunca são do cantor, mas a voz? Hoje 19/08/2017 eu com quase quarenta anos fui descobrir que a voz não é dela. Fui fazer uma busca de "por onde anda Corona" vi um vídeo do Domingo Espetacular e revirando mais um pouco acabei vendo uma discussão sobre isso. E de repente caio nesse post. Uma juventude toda vivendo de mentiras kkkkk. Brincadeiras a parte, realmente só hoje fui saber a verdade. Mas mesmo assim a musica é ótima, Corona é a cara da música e sempre vai ser uma das rainhas da Eurodance. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Valdecir!
      Corona e todos projetos da Eurodance fizeram parte da vida de toda uma geração, mas foi a Olga que se destacou - tanto é que continua na estrada até hoje. Lamento ter contribuído para destruir suas memórias! Hahahahahahaha

      Excluir
  8. Parabéns pelo post! O mesmo aconteceu com a Alexia, que gravou para o Fourteen 14, a música "Dont leave me", e, que na verdade, quem se apresentava cantando, inclusive esteve no Programa do Raul Gil, no Brasil, foi a modelo Sabrina Perugini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia essa outra cantora... Pelo que parece, essa ideia de colocar modelos dublando cantoras foi bem comum nos anos 90, né?
      Obrigado por participar! :D

      Excluir
    2. Fala Leon! Alexia foi uma das cantoras mais conhecidas do eurodance (já no final da onda eurodance) Surgiu como vocalista do ICE MC e depois fez carreira solo emplacando vários sucessos.
      Abraço!
      Mauricio Santos

      Excluir
    3. Valeu pela informação, Maurício! Eu acredito que já devo ter ouvido alguma coisa dela, sim.
      Obrigado por estar movimentando isto aqui, hahahaha.

      Excluir
  9. Esse post vai render muito! 2017, 2018, ..., 2022, e por ai vai... rs rs rs... Era muito comum as pessoas acharem que a Olga era o vocal da playhitty, quando, na realidade, era da Giovanna! rs rs rs... Altos mistérios nesse meio artístico. Mais do que provado que a aparência é mais importante que o talento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz se ao menos este post render (desde que não me renda um processe, hahahahaha), ainda que eu acho que tenha muito mais coisa legal aqui no blog! Eu confesso que, por ter conhecido a música "The Summer is Magic" em um vídeo que creditava a canção à Corona, também achei, por um tempo, que fosse. Logo logo descobri a verdade - já sabia, obviamente, que era a Jenny B cantando, rsrsrsrs.
      Realmente... aparência acaba se sobrepondo ao talento... Uma pena...
      Obrigado por participar!
      Abraço!

      Excluir
  10. Até então era apenas um boato, mas realmente temos que admitir que era fake mesmo.
    Nos 90 onde sequer tinhamos acesso a MTV com qualidade ( internet então nem pensar) ficava dificil fazer uma analise detalhada. Mas hoje em dia com tantas fontes... Fica mais fácil ! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      A internet acabou aproximando os povos e as culturas e nos permitiu desmistificar muita coisa (e destruir vários aspectos de nossas infâncias, como este post, rsrsrs).
      Obrigado por participar!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Como disse acima, desde que não seja um processo, tá ótimo! :D
      Abraço!

      Excluir
  12. Eu ri lendo essa história com H.
    E olha a Olga não teve nem tenencia de aprender inglês e melhorar a pronúncia. No vídeo dela tá na cara. Olha o inglês da jenny B.
    Eu no lugar da olga teria vergonha de tentar ressurgir. Olha q uma hora vai virar bomba.
    Vc já viu a história do dj bobo? A Nancy atual esposa dublava tudo. A Jennifer do hit everybody. A moça do somebody dance with me .
    O barraco deu ate com a Tânia geuder um das últimas vocalistas da época de ouro dele. Ele foi uma decepção pra mim.
    Essas moças não imaginavam o poder da própria voz...
    Por msis posts como o teu. 90's forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Ela poderia ter se armado muito melhor para sustentar essa história... Se ela continua se mantendo, sorte dela, né?
      Não conhecia, também, essas outras histórias...
      Obrigado por participar e contribuir!
      Abraço!

      Excluir
  13. Pior que eu comento sobre isso em um video no youtube onde a Olga canta mal ao vivo e recebo uma enxurrada de ofensas de fãs dela dizendo que ela canta muito bem. Difici discutir com fã, não importa o que o idolo faça, ele irá sempre defende-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fã é um bicho complicado, mesmo...
      Se bem que nem precisa ser fã para ser cabeça dura: um colega meu jamais acreditou, mesmo com todas as provas tão claras, que Olga e Corona não são, digamos, a mesma pessoa, rsrsrs.

      Excluir
  14. Kkkkkkk hilário isso que vc disse. O pior é que tem no youtube diversos videos dela cantando mal ao vivo e os fãs nos comentários se derretendo em elogios :-( kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Acredite se quiser, rsrsrs...
      Fã é um bicho complicado, mesmo. :D

      Excluir
  15. Pesquisando sobre a Dance '90, cheguei aqui. Eu ja sabia da história e nessa última entrevista no Danilo Gentili, isso fica muito claro, hehehe. Muito bom o Post aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mesmo com as entrevistas, nego ainda cai, rsrsrsrs.
      Curiosamente, o que eu mais queria ver aconteceu num programinha inexpressivo italiano: alguém perguntar a ela sobre essa história de que ela não canta. A Olga, claro, jurou de pés juntos que os vocais são dela.
      É porque não viram este post... Por isso ainda caem, hahahaha.
      Obrigado pelo acesso!

      Excluir
  16. Que decepção que a voz não era da Olga, mas o interessante é que eu jamais teria imaginado que ela não cantava as músicas, apesar da Olga não cantar muito bem ela ainda convence, pois a voz dela realmente é parecida com a das duas cantoras mencionadas só que numa versão desafinada. Acredito que a Olga vai continuar enganando muita gente assim como ela me enganou, talvez pra muita gente é melhor nem saber da verdade mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei apenas um vídeo na internet, de uma apresentação em uma TV espanhola, em que ela canta sobre a música, com os vocais da Jenny B. Deve ter sido pouco depois do estouro da música, quando muito em 1995. Foi o melhor desempenho dela. Certamente, a voz da Jenny B deve ter coberto alguma coisa, mas a Olga estava cantando muito semelhante à gravação. Depois disso, nenhum live a que tive acesso convenceu, inclusive pelo fato de ela... enfeitar demais, se é que me entende, rsrsrsrs.
      Para ela deve ser muito bom ainda convencer muita gente, afinal essa é a carreira dela, né?
      Em todo caso, a internet já desvendou o mistério, rsrsrsrs.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  17. É Leon ... estamos em Agosto de 2018 e o seu post rendendo.... muito bom .. parabéns! Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz... tô surpreso. Hahahahahaha
      Agradeço a participação
      Forte abraço!

      Excluir

Amigo(a) barraqueiro(a) de plantão!
Este blog é feito para você, e seu comentário é sempre bem vindo.
Mas seja educado! Se não gostar de algo ou não concordar, esteja livre para comentar, mas sem ofender.
Comentários ofensivos não serão publicados, OK?