sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Um programa verdadeiramente genial - Parte 3

Alô, alô, barraqueiros!

O Barraco do Leon está em festa!
Há 50 anos, neste dia 18 de setembro, Jeannie dava o ar de sua graça, cheia de charme e encantos, na tela da rede norte-americana NBC e ganhou o mundo! A vida do Major Nelson nunca mais foi a mesma, e a de milhares de fãs por todos os cantos também não!

Parabéns, Jeannie!

E para continuar nossa série comemorativa, vamos à parte 3, com mais curiosidades!
Tão prontos? Então, venham comigo, porque é hora de...

Jeannie é um Gênio!

3) Tudo em família - continuação

d) Se Jeannie tem três mãe, Tony tem ao menos uma!

Depois de conhecermos o pai de Jeannie e sua mãe (ou mães, ou sei lá), é de se esperar que os pais de Tony tenham aparecido na série, não é?

A resposta é sim, mas um sim meio pela metade. Nunca vimos o pai do astronauta, mas a mãe resolveu fazer uma visitinha (e não estava muito disposta a ir embora, hehe). E, pelo visto, a excentricidade não era atributo exclusivo dos parentes de Jeannie: a mãe do Major Nelson era bem fora da casinha. 

Já que não sabemos nada do pai, nós (e o Dr. Bellows) temos uma "leve" suspeita de qual lado da família Tony Nelson puxou...

A personagem apareceu no episódio Meet My Master's Mother, o sexto da terceira temporada, na pele da veterana atriz de teatro, cinema e TV Spring Byington.

Jeannie em: "Como tocar a sogra pra fora de casa em 30 lições"...

e) Quem tem parente em série, faz ponta!

Nos primeiro post desta série, contei que Barbara Eden se descobriu grávida pouco antes de as filmagens de I Dream of Jeannie (Tô cansado! Vou escrever só IDOJ daqui pra frente, OK? Hahaha) começarem. À época, Barbara estava casada com o primeiro marido, o também ator Michael Ansara, muito conhecido por suas participações em séries de TV (como o vilão Comandante Kang, em Star Trek/Jornada nas Estrelas, produzida mais ou menos no mesmo período).

Coincidentemente ou não, sendo esposo de Barbara, Ansara acabou aparecendo em Jeannie três vezes, em papeis diferentes. O primeiro deles foi, nada mais, nada menos que... o Blue Djinn, o sacana que tinha sido rejeitado por Jeannie e, como vingança, a tinha trancado na garrafa lilás, fazendo dela um gênio (pelo menos, enquanto não trocaram a história). O ator apareceu ainda como o rei Kamehameha, do Havaí, no episódio 15, da 3ª temporada, e como um oficial conquistador, o Major Biff Jellico, no episódio 12, do último ano da série, além de atacar como diretor do episódio 25, o penúltimo do show.

Do casamento, que durou de 1958 a 1974,  nasceu o único filho dos dois, Matthew, que tentou a vida artística e se envolveu também com o fisiculturismo amador. Tristemente, o rapaz foi encontrado morto, no próprio carro, por overdose de heroína, aos 35 anos.

Michael Ansara, Barbara e o filho Matthew

4) Um outro corpo para Jeannie

Se fazer dois papeis já é difícil para um ator ou atriz, imagine três!
Vocês viram, no post de ontem, que Barbara Eden topou o desafio de fazer a irmã e Jeannie, a partir da temporada 3, e depois a mãe, no 4º ano da série.

Apesar de ser um gênio no programa, na vida real, Barbara Eden teve que contar com a preciosa colaboração de uma dublê. Duas atrizes foram usadas na série: a atriz Evelyn Moriarty, sua stand-in de longa data (também dublê de Marylin Monroe, ó que chique?) e a atriz e cantora Lainie Nelson, que também atuou, no papel de um cantora (há!), na quarta temporada.

Evelyn Moriarty, dublê de beldades!

Lainie Nelson, como Jeannie, e Barbara Eden, como Jeannie II

As técnicas usadas para fazer Jeannie e sua irmã (ou a mãe) aparecerem na mesma cena eram, basicamente, as mesmas utilizadas em A Feiticeira, como falei neste post, mas a gente relembra:

1- Filmavam Barbara vestida como Jeannie, dizendo todas as falas, depois como Jeannie II ou a mãe, dizendo todas as falas, e, por fim, editavam a fita, encadeando as cenas como se fossem um diálogo;

2- Ou usavam a dublê, sempre filmada de costas, fazendo as vezes da personagem que não estivesse falando, enquanto Barbara interpretava a que estivesse sendo vista de frente.

Curiosamente, o chroma key, que permitia colocar as duas personagens vistas de frente, na mesma cena, não foi adotado em IDOJ, provavelmente por ser um recurso muito caro, razão pela qual foi utilizado poucas vezes em Bewitched, por exemplo.

5) Reciclagem genial (Nuss, que título horrível!)

Jeannie II dá pano pra manga - ou pra cabelo e pra roupa inteira.

Que Barbara Eden era (e ainda faz questão de ser, hahaha), todo mundo sabe. Então, obvia e claramente, para fazer a irmã de Jeannie, a atriz lançava mão de uma peruca de cabelos castanhos.

Todo mundo tá vendo, duh!

OK, OK, mas e quanto à roupa verde? Sabiam que ela foi "reciclada"?

No episódio My Poor Master, the Civilian ("Cidadão, Senhor Meu"), Tony recebe uma proposta de emprego civil e começa a pensar em como seria, caso aceitasse. Jeannie resolve dar uma espiadinha nesse "futuro alternativo" e fica morta de raiva quando vê seu querido amo se divertindo com duas belas secretárias. Em certo momento desse episódio, Jeannie aparece usando uma roupa... verde! Exatamente a mesma que uma certa irmãzinha sacana usaria na temporada seguinte!

Mas agora, cês caem pra trás!

Essa roupa foi usada também na primeira temporada! Só que o primeiro ano da série foi gravado em P&B e, na colorização da temporada feita nos anos 2000, os coloristas decidiram pintar o traje de vermelho, rosa e lilás, pra ficar mais parecido com a roupinha comum de Jeannie. Assim, como essa primeira aparição não foi vista originalmente em cores, a da terceira temporada ganha o posto de "primeira vez que vimos Jeannie usando roupa verde".

Desculpa, gente, mas não tá fácil pra ninguém!
Até gênio tá tendo que reaproveitar as roupas...

6) Soluções cabeludas

A moda mudou com o passar dos anos, e a gente percebe essa transformação em Jeannie é um gênio. De modo especial, a gente vê a mudança gritante nos figurinos civis de Jeannie, principalmente, e das outras mulheres, que deixaram de ser mais sérios e clássicos, ainda próximos aos modelos utilizados na década de 1950, e ficaram mais curtos, leves e coloridos, acompanhando a tendência mais liberalzona e descolada dos anos 60.

Figurinos comportados e sóbrios, como este...

... ou este, da temporada 1...

... deram lugar a roupas beeeeem mais atrevidinhas, a partir do segundo ano

Só que, como vocês viram acima, não foi só o figurino que mudou, o cabelo também!

Agora é que vem a curiosidade:

Barbara Eden tinha o cabelo comprido, e permaneceu com ele assim, durante muito tempo, até depois que a série acabou. Só que, em muitos episódios, principalmente no primeiro ano do programa, ela aparece...

Assim...

Assim...

... e até, assim!

Essa mudança capilar foi toda graças a... perucas!

Acessórios cabeludos como esses faziam, literalmente, a cabeça das mulheres, nos anos 60. A moda era muito comum entre as mulheres negras, mas compôs o visual de muita mocinha loira nos States.

Mas vocês tão pensando que só vamos fuçar a cabecinha loira de nossa gênio?

Mas é nem! Tony Nelson também tem seus "segredinhos" capilares, afinal, Larry Hagman, no decorrer da série, passou a lidar com um problema bem conhecido por muitos e muitos homens em todo o mundo: a temida calvície.

Em algumas das primeiras fotos promocionais realizadas para a primeira temporada, Larry Hagman aparece assim:

Nelson e seu cabelinho jogado pra trás...

Mas todos nós o conhecemos assim:

...Nelson e seu cabelinho jogado pra frente.

O truque para esconder as entradas se tornou mais pronunciado com o passar dos anos, à medida que os cabelos foram caindo.

Quando protagonizou a série Dallas, interpretando o inescrupuloso magnata do petróleo J.R. Ewing, Larry Hagman incorporou ao figurino os chapéus de cowboy, típicos do visual texano (curiosamente, o ator nasceu no Texas) e, posteriormente, começou a usar certas perucas parciais, chamadas, em Inglês, toupee, destinadas apenas a cobrir o exato lugar onde há falta de cabelo, e não toda a cabeça.

Larry Hagman mandando um alô, pra galera de cowboy...

... E observando tudo, bem de boas, com sua toupee

Após o fim de Dallas, (fim entre aspas, já que a série voltou em 2012), em 1991, nosso eterno Major Nelson chegou a ficar quase totalmente calvo:

Larry ficou assim...

Apesar de ter aparecido, em 2011, bem mais cabeludo...

... Mas também quis dar uma levantada no visual.

É, rapaz, tá achando que tá fácil pros galãs?

7) Sua cara não me é estranha...

As séries de TV foram responsáveis por dar visibilidade a muitos atores que vinham de teatro ou revelar novos talentos. Ídolos da música, esportes e artes também faziam suas pontas nos programas de TV. Como ainda hoje, participações especiais "agregavam valor" (ugh!) aos shows.

Como, em aparições desse tipo, os atores não estavam presos a contratos, apareciam em séries diferentes, quase que ao mesmo tempo. Em alguns casos, aparecer como convidado poderia abrir portar para um papel fixo - e de destaque!

Assim como Paul Linde e Bernard Fox, em A Feiticeira, apareceram primeiro interpretando personagens convidados e, posteriormente, ganharam papeis fixos no casting do show, Emmaline Henry, conhecida pelos fãs da série como a intrometida esposa do Dr. Bellows, Amanda, apareceu primeiro como convidada, em IDOJ, para, bem depois, conseguir seu lugarzinho fixo.

A atriz pode ser vista como Myrt, acompanhada de Bernard Fox, no papel de Arnie, no episódio Is There an Extra Genie in The House ("Bagdá, Mande Reforços"), da primeira temporada.

Bernard Fox, o Dr. Bombay, de A Feiticeira, e Emmaline Henry, em aparição especial...

... E com Hayden Rorke, a.k.a. Dr. Bellows, como sua esposa, Amanda.
Emmaline está desmaiada, digo, digo, atônita  com essa coincidência!

Aliás, o intercâmbio de atores entre Bewitched e Jeannie começou com o Major Healey. Em 1964, no primeiro episódio natalino de A Feiticeira, A Vision of Sugar Plums ("O Lado Bom da Ilusão"), como um homem que vai, com a esposa, receber um garotinho órfão em casa para o Natal. Algumas fontes costumam dizer que foi por essa participação que o ator chamou a atenção de Sidney Sheldon. 

Antes de ser Major Healey, Bill Daily fez uma ponta em A Feiticeira.

Já Paul Lynde, o famoso bruxo piadista Tio Arthur, apareceu três vezes em Jeannie, uma vez na temporada 2 e duas na terceira temporada.

Já Paul Lynde virou freguês e apareceu três vezes no show.

8) E sua casa também não!

Além de trocar atores, Jeannie e A Feiticeira também trocavam cenários!

Como os dois programas estavam entre os muitos produzidos pela Screen Gems, varias tomadas tinham locações em comum, como o Columbia Ranch e os Sunset Gower Studios. É por isso que você pode ver a frente da casa de Samantha e James como a da residência dos Bellows, e a cozinha do Major Nelson (isso fica mais claro nas temporadas em cores) é a mesma da casa de Larry e Louise Tate, chefes de James.

No site Harpies Bizarre, um dos melhores sobre A Feiticeira, há vários exemplos de como cenários, objetos, figurinos e, até, scripts foram compartilhados entre as duas séries (e até outras)!

O rancho da Columbia permanece de pé e ativo, ainda hoje. Por isso, olhares atentos certamente perceberam locações de Cocoa Beach ou de Morning Glory Circle em séries como Friends ou My Wife and Kids (no Brasil, "Eu, a Patroa e as Crianças"). Se não viu, vale a pena procurar esses easter eggs!

9) Onde o senhor mora, mesmo?

Que o Major Nelson mora em Cocoa Beach, todo mundo sabe. Mas e o endereço correto do nosso astronauta e sua garota gênio, vocês sabem?

No decorrer da série, já foi dito que a casa ficava em Palm Drive, 1020; Palm, 1020; Palm, 820; e Pine, 811! Dá pra acreditar? Dr. Bellows ficaria acharia muito, muito estranho...

Para todos os efeitos, os fãs passaram a adotar o endereço Palm Drive, 1020, Cocoa Beach como o refúgio do Major Nelson.

10) Dois aniversários para uma só gênio!

A vida de Jeannie é cheia de situações curiosas e, muitas vezes, uma história tem dois, três, muitos lados.

Com o aniversário de nossa garota gênio favorita, essa história se repete. Na primeira temporada, quando Jeannie resolve se alistar na Força Aérea, pensando que conseguiria ficar perto de seu amo todo o tempo, ela informa que nasceu em 1° de julho de 21 a.C.

Na fase em cores, nossa gêniazinha desenvolver uma curiosa amnésia e, muito tristonha, mobiliza Tony e Roger para descobrir quando é seu aniversário.

Depois de quatro episódios (caramba!), descobrimos que Jeannie veio ao mundo em 64 a.C. e assopra suas velinhas em 1° de abril. Conveniente, hein?

---

Com tanta história para contar, como será que IDOJ foi recebida pela crítica e pelo público?

Quando - e como - Jeannie aprendeu a falar Português?

Em que outros cantos do mundo nossa gêniazinha já deu o ar da graça?

É o que você vai descobrir no post final desta série, amanhã!

Abração, e até!

Um comentário:

Amigo(a) barraqueiro(a) de plantão!
Este blog é feito para você, e seu comentário é sempre bem vindo.
Mas seja educado! Se não gostar de algo ou não concordar, esteja livre para comentar, mas sem ofender.
Comentários ofensivos não serão publicados, OK?